Logo Kairós

Facebook

21 3097-2656

Treinamento com a equipe multidisciplinar do Kairós

Por otmiza em 20/05/2015

Categoria(s): Notícias

Um profissional que trabalha com a dependência química é uma pessoa que sofreu modificações como resultado de treinamento especializado, do conhecimento e da experiência; são pessoas diariamente expostas à dor, à criminalização, à descriminação, à doença e até à morte, para quem essas experiências não são mais conceitos abstratos, mas sim, realidades comuns. De muitas maneiras, é como estar sentado na poltrona da primeira fila no teatro da vida, uma oportunidade inigualável para adquirir um profundo conhecimento e maior compreensão da natureza humana.

Como uma atitude e característica primeira do ser humano, o cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano. Sem o cuidado, o homem deixa de ser humano desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre. Se ao longo da vida não fizer com cuidado tudo o que empreender, acaba por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta (BOFF, 1999).

As pessoas que cuidam, sejam elas profissionais ou familiares, acabam por sofrer um grande desgaste emocional, porém passam a ideia de que cuidam também de si mesmas (FERNANDES et al, 2003). Ocorre que cuidar e ser cuidado envolve relação de gente com gente.

Ninguém pode dar ao outro o que não tem, diz um antigo provérbio, é fato, por conseguinte, que seremos mais eficazes na nobre tarefa de cuidar se nos dispusermos a promover o bem estar do outro sem esquecermos do nosso próprio (MARTINS, 2003).

Nesse sentido, precisamos e devemos nos preocupar conosco e dar lugar a nossa necessidade de gregária, de sentirmo-nos amparados por alguém. Essa é uma necessidade também do profissional que cuida. Acreditamos que uma equipe que se sente zelada e valorizada por seu líder, certamente saberá devolver este cuidado, quando se fizer necessário.

Com a preocupação de aprofundar o auto-conhecimento e resgatar a auto-estima dos profissionais que trabalham no Centro de Reabilitação e Cidadania Kairós, foi realizado um dia de treinamento e lazer.

Tivemos a presença do JOSÉ MARIO DE SÁ Consultor Organizacional, Palestrante Motivacional, Coach Executivo, Analista Comportamental e Humanizador, ministrou uma palestra que nos acrescentou muito.

Tivemos brincadeiras, um delicioso café da manhã e churrasco com o Personal Chef LUCAS BARBOSA.

Confira as fotos do evento, clique aqui.

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.                                                                 FERNANDES, M.V.; BATISTA, A. S; LEITE, M. A. N Endomarketing: uma possibilidade nos serviços de saúde. [on line] Disponível em:  http://www.ccs.uel.br/espaçoparasaude/v3n2/doc/endomarketing. [capturado em 16 set. 2003].                            MARTINS, M. C. F. N. Humanização da assistência e formação do profissional de saúde. [on line] Disponível em: http://www.polbr.med.br/arquivo/arquivo0503_1.htm [capturado em 16 set. 2003].                                                                                   WALDOW, V.R. Cuidado Humano: o resgate necessário. Porto Alegre, Sagra. 1998.